Sabe qual é a primeira coisa que eu penso quando assisto um curso de Ortodontia?
Isso vai dar certo com o meu paciente?
Embora óbvia esta pergunta faz sentido. Sabe por quê?
Porque nem sempre quem está falando tem a experiência clínica que eu espero. Em outras palavras, a experiência clínica parecida com a minha realidade. A realidade de quem trata um cliente bastante exigente.
É comum eu assistir cursos de professores renomados, entusiasmados com a sua didática e empolgados com a sua apresentação, mas que quando eu vou ver, a mensagem não atende as minhas necessidades. Ou melhor, as necessidades do meu paciente.
Na verdade, o professor tem foco em cursos e não é (muito) de consultório.
Claro que isso não quer dizer nada e não tem problema nenhum, isso não é uma crítica - é uma observação. Ele não deixa de ser um excelente professor por conta disso. Pelo contrário, a experiência da docência o faz ficar melhor, mais embasado cientificamente e com uma melhor didática.
O problema é trazer todo este ensinamento para a minha clientela, que não está disposta a novas experiências ou novos tratamentos, que ainda não tem o item conforto testado.
Sim, porque quem trabalha exclusivamente em consultório sabe da importância do CONFORTO para o paciente.
O aparelho pode ser o melhor do mundo, mas se machuca, incomoda ou é de difícil higienização - nada feito.
É preciso unir eficiência e conforto para que o tratamento seja bem aceito. Só conforto não resolve e só eficiência também não. É preciso os dois. Daí onde mora a dificuldade: saber avaliar o que pode ser melhor para o meu paciente sem que ele não tenha vontade de me matar toda vez que sai do meu consultório.
É por isso que nos meus cursos tenho o maior cuidado em falar o que eu faço, pois não posso estar seguindo a “última moda em Ortodontia” sem antes avaliar com muito cuidado e critério aquilo que vai unir o melhor benefício (resultado) com o menor custo (desconforto).
Não é fácil, mas só em estar prestando atenção a estes fatores já me faz sair ganhando, ou melhor, cria cada vez mais a consciência do melhor tratamento para cada caso.
Comments